03 setembro 2013

Cadê o respeito mesmo?!


Desde o primeiro momento que eu ouvi a música “Same Love” do Macklemore & Ryan Lewis, pensei em fazer essa resenha. Se você não conhece a música, ou nunca ouviu, vou tentar colocar com minhas palavras a mensagem da mesma.

Na música, Macklemore conta que quando ele estava na terceira série, ele achava que era gay. Ele pensava isso, por que ele sabia desenhar, e o tio dele era gay (acredito que o tio dele desenhava também). Mas ele confuso falou com a mãe dele que, ele achava que ele fosse gay. Então a mãe dele explicou para ele, que ele sempre gostou de garotas, por isso ele poderia não ser gay. Tempos depois ele descobriu que ela tinha razão. A partir daí, ele começou a observar o porquê se tinha tanto preconceito com os tios dele, pelo simples fato deles serem gays e gostarem de pessoas do mesmo sexo. Ele canta sobre como as pessoas brincam de ser Deus, e vivem julgando as diferenças dos outros. De como as igrejas usam a bíblia para dizer que Deus ama à todos, mas ao mesmo tempo falam que essas pessoas (LGBTS) são pecadoras, por isso deixando às de lado, por esses “cristãos”. Que usam frases especificas para discriminar essas pessoas.


Ele fala que se ele fosse gay o Hip Hop o odiaria (pura verdade, mas como todo seguimento machista, o lesbianismo pode). E de como tem tantas pessoas más que fazem comentários perversos na internet, mas por estarem escondidos atrás de uma tela de computador, não têm escrúpulos (gente covarde). Canta falando que esse mesmo ódio, causou guerras por causa da religião e alimentou o racismo pela cor da pele. E que ele espera que um dia os tios dele, possam estar protegidos por leis, como qualquer casal héterosexual.
Essa música é um protesto à tudo isso que os preconceituosos pregam hoje em dia, e junto com ele eu protesto também. Fico imaginando como o mundo seria chato e sem graça se todo mundo fosse igual, falasse a mesma língua, gostasse das mesmas coisas. O que de interessante haveria?


Minha dúvida é: Por que é tão difícil as pessoas aceitarem pessoas diferentes delas?! Por que ver um homem beijando outro homem incomoda tanto? Por que a pessoa ser preta é tanto problema? Por que a pessoa falar um sotaque diferente é inquietante? Por que não se pode ser ateu? Por que uma religião é melhor que a outra? Por que tanta intolerância nesse mundo?
O grande problema do ser humano é a  falta de respeito e conhecimento quanto ao que é diferente. Observo uma grande quantidade de pessoas alienadas, que nem sabe o que fala, mas está reproduzindo porque um "líder" disse que tem que ser assim. Eu não sou do tipo de pessoa que fala que tem que amar tudo, mas sou o tipo de pessoa que acredita que o respeito, é sim, o diferencial em qualquer local, ação ou opinião. E é isso que falta. As pessoas criam uma verdade absoluta dentro delas, e pouco importa se vai humilhar, machucar, desmerecer ou descriminar o outro.


Muitas pessoas dizem não ter preconceito, mas sempre usam aquelas frases clássicas: “Não tenho preconceito, mas...”, “Não tenho preconceito, eu tenho "amigos" assim assado (nem sabe nada da vida desse "amigo")” ou aquela “Não tenho preconceito, mas acho nojento ver essas pessoas juntas”. Na verdade tudo isso são álibis para mascarar um preconceito que esta dentro da pessoa.
Só se perde o preconceito, quando se permite conversar e entender a vida do outro. Falar uma coisa que outra pessoa preconceituosa falou que acha, é passar adiante a ignorância das falácias.
Meu sonho é, que meus filhos vivam em um mundo onde eu não tenha que explicar para eles o que é homofobia, racismo, xenofobia, intolerância religiosa e por ai vai. Mas que eles aprendam a viver e respeitar a diversidade de tudo e de todos.
Estamos em pleno 2013, e já passou da hora das pessoas pararem de decidir as coisas para as outras. Pessoas não precisam ser curadas do que elas são. Elas precisam ser respeitadas para serem felizes também. A diferença foi e sempre fará parte das nossas vidas. Temos que aprender a viver juntos e nos ajudar. A vida é tão curta, que não compensa vive-la julgando e criticando quem não é igual a você. Vamos respeitar as diferenças, que essa atitude com toda certeza, vai fazer diferença na nossa vida.


Uma vez li essa citação, e quero deixar aqui neste texto:

"A Bíblia contém 6 condenações aos homossexuais e 362 aos heterossexuais. Isso não quer dizer que Deus não ame os heterossexuais. É apenas que eles precisam de mais supervisão."
Lynn Lavner


Se você não conhece essa música que tem uma letra linda, logo a baixo está o clipe. Agora é com você.
E que viva as diferenças, e que viva a vida.



Um comentário:

  1. um assunto muito delicado. preconceito é uma coisa que todo mundo tem. todos estranhamos o que é diferente. é muito difícil aceitar o que não sabemos de onde vem. já tive muito preconceito. falo sobre isso num texto no meu blog onde conto que eu descobri que uma pessoa que todo mundo ridicularizava era na verdade uma pessoa linda. a partir daí eu comecei a procurar me despir e entender meus preconceitos, é um exercício constante e textos como esse fazem com que a gente pare pra pensar um pouquinho mais sobre o assunto. by the way, amei a música!

    ResponderExcluir